Há muitos artistas que aparentemente ficam com vergonha em dizer que usam referência para fazer seus trabalhos ou dizem ser tudo fruto da imaginação, em certos casos eu até acredito. Mas mesmo assim o resultado do seu trabalho é de pelo menos três coisas que você já tenha visto. Ta tudo ali, no seu subconsciente.
Referências são necessárias e ajudam a você ampliar seu repertório!
Para utilizar uma referência, primeiro você precisa identificar quais artistas você gosta. Depois crie um arquivo digital ou físico. Em seguida você começa a catalogar esses arquivos, uma pasta para: Anatomia, Cenário, Cabelo, Personagens, Cartoon, Objetos, Animais, etc...
Isso deixa tudo mais organizado e mais fácil na hora que você precisar.
Um exemplo de como pode ser criado algo fantástico a partir de uma referência é a história do V de Vingança. Alan Moore usou como base a história do soldado inglês Guy Fawkes (e alguns outros fatos) e criou um enredo foda!
Resumindo...você só aprende a desenhar direito usando muitas referências, praticando sempre para depois aperfeiçoar seu trabalho. Alguns desistem por errar muito, mas é errando muito que se aprende o certo.
Uma vez um famoso animador da Disney, quando perguntado sobra a dificuldade de se fazer um bom desenho, respondeu: "Cada pessoa tem 5000 desenhos ruins dentro de si e o mais rápido que se livrar deles melhor". Toda vez que começo a ficar de saco cheio de errar eu lembro dessa frase.
Enfim...quem trabalha, quer trabalhar ou desenhar por hobby tem que ter em mente que terá de estudar e se atualizar SEMPRE. Sim, estilos de desenhos para o mercado de trabalho também mudam!!!
Algumas referências que eu uso:
Para quem quiser aprender Arte-final
Todos os livros do Burne Hogarth são ótimos
Character Design References
Caue Zunchini
Jelle Pelle
Simone Bianchi
Joe Weems