sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mulher Maravilha

Esta foi a primeira vez que começo o desenho usando apenas tons de cinza. Isso  é novo pra mim ainda, mas me mostrou um resultado muito melhor de quando eu começo pelas cores.


 Aqui esta um pouco do processo do desenho.


      

O efeito de nuvens eu fiz com brush watercolor : AQUI


Links interessantes sobre Pintura Digital:



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

X-Men - Dias de um Futuro Esquecido


Eu li essa história a muito tempo, mas recentemente eu resolvi ir atrás das edições para reler e só achei a 1ª.
Com essa dificuldade MONSTRO de tentar achar a HQ, resolvi procurar o download e postar aqui.

Certamente irão fazer alguma edição de luxo por causa do filme, mas se você quiser ler antes é só instalar o Comic Book Reader e baixar a HQ aqui X-Men - Dias de um Futuro Esquecido

Com os desenhos de John Byrne e as tintas de Terry Austin,  na história a linha temporal do presente foi modificada em uma luta dos X-Men contra a Irmandade dos Mutantes liderada por Mística. O futuro foi modificado devido à falha dos X-Men em não conseguir impedir o assassinato do senador Robert Kelly.

Neste futuro distópico e sombrioa maioria dos integrantes dos X-Men morreram e os Sentinelas controlam os Estados Unidos. 
Os mutantes vivem em campos de concentração em um desses campos estão Magneto (ironicamente confinado a uma cadeira de rodas e de volta pro campo de concentração.....coitado), Tempestade, Colossus, Rachel Summers e Kitty Pryde.

Na história, Kitty Pryde faz uma viajem no tempo pela menteonde a consciência de Kitty do futuro ocupa o corpo dela mesma no passado para avisar os X-Men que atitudes tomar para mudar o futuro. Ela faz essa viajem com ajuda de Rachel Summers, mas no filme parece que será Wolverine voltando com ajuda do Xavier.

Eu espero que esse filme seja bom porque a história é muito boa. Sou muito fã de X-Men, comecei a ler HQ por causa dos desenhos que passavam nos anos 90. Minha primeira comic foi Wolverine Sem Adamantium!!!! Então rola aquele sentimento quando vou ver algum filme deles, são meus personagens favoritos de infância.

Recentemente vi imagens dos Sentinelas que supostamente estarão no filme e achei vergonhoso, espero que mude o visual.
Detestei Wolverine Origins, o segundo foi melhor, mas falta...falta muito. Odiei X-men first Class, que filme fraco!! As únicas partes interessantes foram atuadas pelo Michael Fassbender. Com isso eu não estou criando muitas expectativas com Days of Future Past....veremos o que será feito.



Links relacionados:








quarta-feira, 6 de novembro de 2013

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Some works

Alguns trabalhos que fiz recentemente:

Editora Saraiva




Livraria Saber e Ler



Preveme


Esse é um desenho pra mim mesmo, quando dá tempo eu fuço nele. Estou fazendo alguns estudos de pintura digital que pretendo usar nesse trabalho. Fazer algo realista com cartoon...


Mais trabalhos em behance.net/laisbicudo
Lá ta mais atualizado que aqui :D


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Processo de Criação

Faz algum tempo que não posto, mas é por falta de tempo. Correria no trabalho, curso e um novo projeto de HQ a caminho \o/. Veja bem, a ausência foi por uma boa causa!!

Recebi alguns e-mails de leitores (eu realmente não esperava por isso, de verdade) querendo mais vídeos e mais tutoriais escritos. Seria melhor se as dúvidas fossem pontuadas no e-mail e assim eu posso trazer a explicação aqui.
Enfim....obrigada pelas visitas e os elogios feitos inbox.

Essa garotinha logo a baixo é um estudo para animação.

Esboço

O esboço.... processo para achar a forma correta não a hora de fazer um desenho perfeito.
Não é simplesmente pegar um papel e fazer o desenho final, leva tempo para criar. É preciso rabiscar varias vezes o mesmo personagem, cena, cenário, etc... Para finalmente você olhar pro papel e dizer: É ISSO!



Eu sempre começo o desenho com a linha de ação. Depois você define onde a cabeça e o resto do corpo ira ficar. Follow the flow!

Procure sempre evitar tangencias, elas fazem seu desenho ficar confuso e poluído.
Uma forma bacana para saber se a pose de seu personagem esta agradável é o uso da silhueta.


Se só pela silhueta, for clara a ação do seu personagem, isso quer dizer que o desenho esta correto.

  
Estudo de cores da personagem


Todas as camadas da animação sobrepostas


Eu comecei pelo final da ação, depois farei o início, ela pegando impulso para o arremesso da bola de neveFalta arrumar o timing, quando estiver pronta eu postarei o resultado. :D 


Links bacanas:






sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Johnny Cash : The Last Great American

Há algum tempo, eu queria muito um poster do Johnny Cash, porém não encontrava imagem com qualidade alta ou um poster. Então resolvi eu mesma fazer esse poster, procurei uma foto de referência e escolhi a que melhor mostra a personalidade do Cash (pelo menos pra mim). 
Normalmente eu faria um retrato bem realista, mas resolvi fazer algo diferente. Tirando a auréola dourada  eu utilizei apenas preto e 3 tons de cinza. Quis fazer algo bem chapado e utilizar hachuras nos momentos de propagação de luz e sombra e por último escolhi as músicas que mais gosto e (as que couberam) que ficariam em harmonia com o todo.

Por que a auréola dourada? 
Há muitos anos, na arte egípcia, grega, romana e cristã as auréolas circundavam personagens sagrados. A auréola é um procedimento de uso universal para valorizar um personagem naquilo que ele tem de mais nobre e que passou dessa pra melhor......ou não.
Já que o Johnny Cash é um grande músico, why not? 
O cara não era santo, teve um passado pesado.... Resumindo, Johnny Cash pra mim é o The Last Great American hahaha. As letras dele são geniais, melodia, tudo muito grandioso.

Logo abaixo um pouco do processo: 






Links bacanas:



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Homem Que Ri

Coringa, personagem fantástico e bem resolvido. Foi criado por Bob Kane e Bill Finger e aparece pela primeira vez em Batman #1 em 1940. Ele nunca teve uma origem certa, o que o torna mais sensacional e enigmático.
Um dos maiores vilões que conseguiu ter uma popularidade tão grande quanto os heróis e que muitas vezes rouba a cena de muitas histórias.

Em outros posts eu já havia dito que nada se cria tudo se reinventa (alguns acham isso uma coisa negativa, eu não. Porque tudo é reinventado e se for para melhor e mais interessante.......perfeito!!!) Com nosso querido bobo, palhaço não foi diferente. Coringa foi inspirado no personagem interpretado por Conrad Veidt em O Homen que Ri.
A história é muito boa e vale a pena ver!

Acredito que eu não precise me prolongar com isso, todos já sabem quem ele é, mas seria um complemento bacana ver o filme.

Tem todas as partes no youtube.



Até o Rob Zombie fez uma música com base nessa história (a letra é formidável e voltando ao tópico: nada se cria tudo se reinventa)




E como todos resolvem fazer remakes porcarias de todos os clássicos para estragar sua infância ou sua adolescência.  Não poderia ser diferente com The Man Who Laughs.
Achei Ó......uma bosta!




Dicas de leitura que envolvem, mais,  a participação do Coringa :

A Piada Mortal

Arkham Asylum

Coleção DC 70 Anos n° 6 Batman
Reúne as melhores histórias do Batman, começando pelas mais antigas até as mais recentes. Nessa coleção você pode ver as histórias que Bob Kane e Bill Finger fizeram.
Uma boa oportunidade para ver como a linguagem, roteiro e desenhos evoluirão daquela época para os dias atuais.

Coringa (as artes do Lee Bermejo são de chorar)

O Longo Dia das Bruxas




segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Vetorização

Mais um trabalho de material didático para Editora Saraiva.
Essa foi a primeira vez que fiz um retrator em vetor. Gostei muito do resultado e pretendo fazer mais!! 



Oswald de Andrade



Mario de Andrade

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Desenho Animado

Eu estava navegando pelo youtube a procura de tutoriais de animação e achei esse vídeo antigo. Neste documentário é explicado como funciona o processo de animação, que agora nos referimos como Animação Tradicional.

Hoje em dia existem vários softwares que deixam o processo de trabalho mais prático. Eu disse PRÁTICO e não FÁCIL! 
A maioria das pessoas acham que esses softwares, como Toon Boom e photoshop deixa o trabalho mais fácil. Ele deixa o trabalho mais prático, os procedimentos usados para desenhar ou animar são os mesmos, a complexidade e dedicação são as mesmas.

Me lembrei daquelas perguntinhas do tipo: 

-  Você faz na mão ou no computador?  

- No........os dois são a mão!

- Mas é muito mais fácil fazer tudo no computador!! 

- T.T

No caso da animação, você não precisa de um monte de folha em cima da sua mesa, muito menos uma mesa de luz, o programa cria camadas pra você trabalhar todos os frames e existe uma ferramenta no programa que tem a mesma função de uma mesa de luz. Claro que o resultado visual é diferente, mas ai já é outra história.

Abaixo o documentário sobre desenhos animados no Brasil e em seguida um pouco do mesmo procedimento no Toon Boom








Essa é uma das páginas da minha apostila do curso de animação que estou fazendo. Resolvi postar pra você , que estiver interessado, saber da complexidade que envolve a  animação.
Quem ler vai concordar com que eu falei ali em cima!



Links bacanas:

Dando Vida A Desenhos

Luz Anima Ação

Tutorial Toon Boom

1º longa sobre história da animação brasileira


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Publicações

Essa semana foi a semana dos trabalhos impressos.
Primeiro, os jogos de cartas que eu desenhei já saíram do forno. (Mais um trabalho para Stimulus Aba)
As cartinhas "Cartas de Conversação", são mais um produto didático de interação social para crianças com autismo. Super bacana! Não estou falando isso por ter ilustrado, mas eu achei interessante a maneira como as perguntas são feitas.



E Gráinne Mhaol, meu primeiro trabalho de ink que foi publicado pela editora Cló Mhaigh Eo.
Trabalho feito com a Gisela e o Bruno. Espero que tenha mais projetos pela frente com esses dois, gostei pra caramba do resultado. Na verdade eu tinha gostado desdo início. Fiz cada linha com muito carinho!


Abaixo algumas páginas que arte-finalizei, na verdade umas das que eu mais gostei de fazer.
O combinado era fazer uma arte-final limpa, sem variações, linhas finas e com essa aparência meio rustica. 





A graphic novel esta a venda no site da Cló Mhaigh Eo. A história não foi publicada em inglês. O livro está em irlandês/gaélico, mas se alguém quiser se aventurar e ter esse trabalho que foi feito com dedicação pelos três......fiquem a vontade.

Estou contente com esses trabalhos e recentemente eu também estou em outro projeto como inker, mas vamos ver no que dá! Todo começo é tudo meio incerto, eu prefiro falar dele quando tiver 100% finalizado.

Pra quem nunca viu meu portfólio de inks: laislbicudo.daportfolio.com




sexta-feira, 5 de julho de 2013

Como Criar Seu Brush de Cabelo no Photoshop

Model Sheet, desta vez colorido, estudo de cores da personagem.
Quem quiser ver o esboço desse desenho é só clikar aqui.



Para fazer esse efeito de fios de cabelo, eu usei esse brush ai em baixo. 


Se você quiser usar esse brush, é só salvar e ver o vídeo logo a baixo explicando como fazer.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Quanto Custa Uma Ilustração?

Parece que qualquer coisa que envolva "trabalho braçal" é desvalorizado pelas pessoas. Profissional é profissional e não há outra pessoa melhor que ele pra fazer aquele determinado trabalho. Toda profissão tem sua parcela de importância na sociedade, devemos respeitar TODAS!
Eu resolvi postar sobre isso, pois li uma matéria na Zupi e achei pertinente dar meu parecer.

Primeiramente o profissional tem que reconhecer o valor do seu trabalho. Usar o bom senso e a honestidade em primeiro lugar. Saber recusar quando perceber que não tem condições de fazê-lo ou quando sabe que não dará conta pela falta de tempo.
Sempre trate bem seu cliente, não por ser um cliente, mas porque respeito é bom e nunca é de mais. Sem contar que isso vai fazê-lo voltar a te procurar.

Pontuei as situações mais freqüentes.

TRABALHO DE GRAÇA:

Ninguém deve trabalhar de graça! "Mas Laís, estou no começo da minha carreira!". Não importa! A pessoa te procurou porque gostou do seu trabalho. O MÍNIMO, que você pode fazer, é cobrar o equivalente a sua capacidade de iniciante. Nunca de graça!
Há uns 7 anos, um dono de um site fez a proposta indecente: "Não tenho como pagar, então eu só colocaria os créditos dando visibilidade pra você". A babaca aqui fez. Não recebi nada e depois de um tempo o site ficou fora do ar. 

PAGAMENTO:

Sempre, sempre peça um sinal. Pode ser 20% do valor total ou algum valor de entrada.
Eu normalmente mostro o esboço do trabalho, se for aprovado eu cobro o valor de entrada. Sem contar que eu mando esse esboço em 72 dpi, pra não rola sacanagem. Do tipo, pegar o esboço e trabalhar em cima.
Dependendo do tamanho do projeto, é viável fazer um contrato. Mas você também pode abrir uma empresa pra gerar nota fiscal. 

PREÇO:

"Nosso orçamento é de R$"
It's a trap, Bino! O cliente vai comprar um produto e paga o preço que quer? 
É você que sabe quantas horas foram gastas na realização do trabalho, qual é a qualidade e qual é seu preço, não o cliente.
Lógico, que o valor pode ser discutido. Seja flexível na hora e na medida certa, seja honesto. 
Uma vez "brotou" na minha caixa de e-mails um dono de um bar x, ele queria 20 logomarcas. Eu teria que ilustrar o dono do bar em 20 temáticas diferentes. Eles faziam eventos, e a cada evento era um tema e a cada tema a ilustração seria faxada do estabelecimento ( Olha só a importância do trabalho e a quantidade ). O cara disse que tinha uma verba de no máximo 250 reais. WTF?
Conversei e disse que não era possível esse preço, ele insistiu no absurdo e no final eu não peguei esse trabalho.

MAS QUANTO CUSTA UMA ILUSTRAÇÃO?:

Logo a baixo eu separei alguns links interessantes sobre tabela de preço e dois vídeos de ilustradores que falam sobre esse assunto.

Guia Do Ilustrador

Quanto custa uma ilustração?

Tabela de Freela

Tabela Sib

Valores de Ilustrações

Esse post foi feito com o intuito de esclarecer desenhistas iniciantes e pessoas que procuram esse tipo de trabalho.







segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como criar seu Brush no Photoshop CS5

Este post eu resolvi fazê-lo em forma de vídeo. Escrever e postar imagens seria menos prático e muito extenso.
Espero que gostem, pretendo gravar mais quando achar necessário!



Downloads de alguns brushes interessantes:

Brushes 1

Brushes 2

Brushes 3

How to install photoshop brushes


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ilustração de Zoológico

Essa ilustração foi desenvolvida para um jogo didático onde clicando nos animais eles emitem seus sons característicos. A ideia era fazer algo bem lúdico.







No próximo post eu pretendo fazer um vídeo explicando como fazer seu próprio brush e como eu fiz o brush de pelos pra fazer os animais peludos.
Laís você vai mostrar sua cara? Não sei! A ideia é só captura de tela!
Vai fazer vários vídeos? Só quando for necessário!

P.S: Agora eu tenho um portfólio no Behance: http://www.behance.net/laisbicudo
O site é bem legal e seus trabalhos ficam expostos de um jeito bem organizado. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Animação tradicional 2D, segundo teste

Mais um teste de animação!
Esses testes não são scaneados, lá no curso nós usamos uma webcam que fica  em um suporte posicionada para capturar imagens de cima. Logo a baixo dela há outro suporte com pinos para encaixarmos as folhas. É mais pra ter uma noção de como vai ficar, normalmente é scaneado mesmo.
Para fazer a sequência usamos o programa Flipbook.

                          
Foram usadas 16 folhas para 5 segundos

Esse efeito de "freada" no final da cena, na animação se chama stagger effect.
No final da ação o desenho é replicado e intercalado. Os números das folhas são ímpares, primeira folha 1, segunda folha 3. No final dessa cena as folhas são: 21 23 25 27 29 31. Quando eu falei que replicamos e intercalamos as folhas, acontece o seguinte: 21 25 23 27 25 29 27 31 29.
Resumindo..........da trabalho!





segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ideia Coletiva e a mostra #vemgente!

O Ideia Coletiva é um grupo formado por diversos artistas e empresas, que desde 2006, realizam atividades culturais.

Por que falar do Ideia Coletiva?
Campinas é uma cidade grande, porém com pouca divulgação de eventos culturais. Temos pouco espaço para esse tipo de atividade e a administração municipal deixa a desejar e me parece que não faz muita coisa para mudar esta cena. E o Ideia já vem a um tempo batalhando por esse desafio de tornar a cidade de Campinas em um lugar melhor culturalmente.

Realizei uma curta entrevista com um dos integrantes desse grupo:

O que seria de fato o Ideia Coletiva?

Maria Paula: Pode-se dizer que o Ideia Coletiva é um grupo, mas também um espaço.

Qual o foco do grupo?

Maria Paula: Realizar eventos culturais em Campinas e criar um espaço onde o público também possa propor ações, contribuir, participar de uma forma menos burocrática e mais aberta.

Quais são os projetos?

Maria Paula: Têm o #vemgente! Que é um evento que inaugurou o espaço e colocou o grupo em contato mais direto com o público. O Cirandê, evento com atividades para crianças e a cada edição tem uma proposta diferente.
Este mês será realizado o Noite da Taverna que é um evento voltado para escritores, com um sarau e uma instalação de poemas e textos.

Primeira mostra coletiva 

             

Eu fui na primeira edição, o espaço é bem legal, a organização é muito boa, a disposição que estavam os trabalhos estava excelente (eu sou muito chata quanto a isso, então eu garanto).
No mês de Julho será realizado o segundo Vem Gente! Se você tiver interesse é só clicar aqui: Regulamento
Eu pretendo participar e acredito que vale a pena....então....... #vemgente!




segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como criar um Personagem

Para desenvolver um personagem, antes de rabiscar qualquer coisa, primeiro  você tem que construir a personalidade e saber o objetivo/papel dele na história. Isso é importante porque vai te orientar na hora de escolher a roupa; o corte de cabelo; a postura; o jeito de andar; suas ações; etc...
Se você tiver dificuldades para criar, tente se usar como referência ou alguém conhecido. Note como a personalidade influencia em seus gostos e ações. Será a mesma coisa com o desenho!

Quando eu estava criando a Giovana, comecei a pensar em uma garotinha que não quer brincar de boneca, mas de astronauta, que gosta de subir em árvores, não tem medo do que tem em baixo da cama e sua matéria favorita é ciência. A partir disso comecei a construir sua aparência: garota de 10 anos, ruiva, magra, com chuquinhas (Giovana passa muito tempo correndo e pulando, o cabelo solto não iria ajudar). Como ela gosta de ciência, logo a imaginei com uma blusa contendo o símbolo de hidrogênio; calça de ginástica (eu disse que ela corre, uma saia não seria legal) e o bom e velho all star.

Eu pretendo animá-la e na hora da construção eu também tive que levar isso em consideração: formato do braço, pés, roupa, etc...


Esse foi o model sheet simples que fiz para estudar a personagem. Eu ainda pretendo fazer de expressões, poses e afins.
O model sheet é usado pelos animadores para visualizar o personagem de vários ângulos diferentes. Isso ajuda na hora de padronizar suas características durante toda a animação.

E o nome.......como escolher um para seu personagem? Acredito que essa seja a última coisa que você deva fazer. A escolha do nome da minha personagem surgiu quando eu estava na aula de desenho animado. Estava concentrada pensando nisso e eu escutei um barulho bizarro, olhei pro lado e vejo a Gionava  fazendo uma cara engraçada, parecia um cartoon. Então decidi que esse era o melhor nome.  =)

Como já está tudo definido, a seguir eu irei animá-la em Turn Around (rodaaaandooo).
Estou ansiosa para ver a Giovana criando vida. Rise and shine Giovana, rise and shine!!


Links interessantes:

Model Sheets

How to Draw Cartoons


terça-feira, 28 de maio de 2013

Encontro de Colecionáveis de Campinas



No dia 18 de maio aconteceu a primeira 1º Expo Garagem - Encontro de Colecionáveis de Campinas, e como vocês podem ver no vídeo, a Déia fez um breve registro de como foi o evento.

Particularmente eu gostei muito, galera bacana, coleções top, produtos desejáveis.
Como foi o primeiro, é lógico que aparecem coisas a melhorar. No geral foi ótimo, mas o espaço era pequeno e tinha muita gente no local (sucesso). Teve alguns momentos que eu desisti de ver algumas coisas por conta disso.
Os preços estavam bons, mas o ruim é que algumas lojas não estavam com a máquina de cartão e eu só tive grana pra comprar um Boba Fett =)
Parece que em setembro tem mais evento. Segundo fontes, em um lugar maior!!

As lojas que estavam presentes eram:

Axe Man (os donos foram super simpáticos comigo)

Comic City (dia 8 terá a inauguração da loja)

Casa Do Heroi (eu queria levar quase tudo)


Taverna Do Ogro Encantado (Os donos são super gente fina)

A galera que estava expondo era:

Alessandra Nishimoto (coleção muito bonitinha)
Fernando Kupper
Felipe Kajihara (Hellboy e Darth Maul formidáveis)
Gustavo Nunes (DeLorean \o/)
Ricardo Oliveira (a coleção dele era a mais bonita, tinha o Boomer, a Michonne, Kerrigan e Merle)
Mike (Star Wars também tava ali com a coleção de zumbis)
Thiago Almeida (Cavaleiros \o/) e Vinicius Doimo


   

Galera da Garagem e Comic City

Inception


Meu eterno professor Emerson e o Mike (fotos por Diego)

to be continued...


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sketches

Eu adoro sketches, pra mim, eles são mais legais que o desenho finalizado. Esses sketches, são dos animais que criei para um jogo que se passa no zoológico. Quando este estiver terminado postarei por aqui. =)

Acho que todo desenhista que se preze tem que ter um sketchbook. Ta certo que eu não desenho muito no meu porque eu sempre acabo pegando qualquer papel em volta pra rabiscar. 

Meu sketchbook, feito pela Paulinha. Rhinocervs de Albrecht Dürer, um dos trabalhos mais legais dele.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Autismo e as Ilustrações

Autismo é a desordem na qual a criança não consegue desenvolver relações sociais normais, tem dificuldade de expressar ideias e sentimentos, se comporta de modo compulsivo e ritualista.

Há algum tempo eu tenho feito ilustrações direcionadas para crianças com autismo. Não existe muita diferença nos desenhos feitos para elas. Mas sempre tento fazer algo com cores mais vivas, fazer algo o mais atrativo possível e sem muita complexidade visual.

Esse trabalho que estou ilustrando, foi desenvolvido pela Priscilla Braide, onde ela criou o projeto/marca Stimulus. A Stimulus tem um site onde você encontra livros que contêm várias brincadeiras que trabalham essa questão da interação social. As atividades foram separadas em livros e jogos online. Os jogos em breve estarão disponíveis no site: StimulusABA.

Se você conhece pais que tenham criança autista, vale a pena indicar esse material.

Essa ilustração faz parte dos jogos online. As crianças terão de estourar as bolhas para ganhar os doces.

Alguns links interessantes sobre o assunto: